quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exposição em São Paulo reúne joias da coleção do museu baiano Carlos Costa Pinto

A CAIXA Cultural São Paulo inaugurou, neste sábado (4), a exposição "Joias Crioulas". A mostra reúne ornamentos usados pelas negras baianas durante o período da escravidão no Brasil. A exposição é promovida pelo Instituto Victor Brecheret (IVB), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, e terá entrada gratuita.

As joias fazem parte do acervo do Museu Carlos Costa Pinto, de Salvador (BA), e pertenceram a mulheres negras dos séculos XVIII e XIX. Alforriadas ou não, estas mulheres traduziam nos adornos toda a manifestação artística do Brasil colonial e imperial.


As joias eram confeccionadas em ouro e prata e decoradas com pequenas pedras. São peças exuberantes e de tipologia específica, que representam a afirmação da identidade e o prestígio de algumas mulheres negras daquela sociedade.
Segundo Bárbara Carvalho dos Santos, superintendente do museu baiano, a coleção é um testemunho das relações sociais e econômicas da época, que tornou possível essa expressão artística. “Cada exemplar conta uma história de vida, composta por trabalho, sacrifício, alegrias e tristezas, sonho e esperança".
A exposição fica em cartaz até 23 de setembro, e é um convite à reflexão sobre quem eram essas mulheres, de que maneira adquiriram essas peças e como conseguiram ostentar tamanho luxo em meio à sociedade escravocrata da época.

Exposição: Joias Crioulas
Abertura para convidados: 4 de agosto de 2012 (sábado), às 11h
Período: de 4 de agosto a 23 de setembro de 2012 (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – São Paulo (SP)
Entrada: Franca.

Fonte: Jóias.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário