quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pérolas, 2 mil anos de história de luxo e magia

A pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade, um exemplo disso foi o facto de no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido pelas suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios. Exposição em Londres, mostra 2 mil anos de história de luxo e magia das pérolas.


As pérolas - selvagens e cultivadas - são as grandes estrelas de uma mostra no Victoria and Albert Museum, em Londres. 
Na foto, peça produzida na França, entre 1795 e 1810.


A exposição mostra a importância das pérolas como símbolo de poder e beleza ao longo dos séculos. Na foto, "Grand Jete", peça em ouro e duas pérolas cultivadas, (Londres 1999).


A mostra 'Pérolas', no Victoria and Albert Museum, fica aberta até janeiro de 2014. Na foto, pingente de cruz, ouro com rubis e pérolas naturais produzida na Alemanha (1500-25).


Há muito tempo associadas à riqueza e ao glamour, as pérolas têm uma história fascinante, dos tempos do Império Romano aos dias atuais. 
Na foto, produzido provavelmente na Inglaterra, pelo ano 1850.


A mostra foi organizada em conjunto com a Qatar Museums Authority (QMA), entidade do Catar, que celebra, em 2013, o seu Ano da Cultura. 
Na foto, peça romana do século 3 d.C.


As pérolas começaram a ser pescadas no Golfo Pérsico e foram base da economia local. Na foto, peça produzida na França (1900).



A exposição também mostra como o desenho de joias com pérolas varia de acordo com cada cultura. Na foto, instalação "Pérolas".


Começou, então, a cultura das pérolas. Antes, achar uma delas era questão de sorte. Mas os japoneses desenvolveram uma técnica que permite a colocação de uma "semente" em uma ostra para que esta crie uma pérola. 
Na foto, instalação "Pérolas".


Mais de 200 peças mostram a grande variedade de formatos e cores das pérolas. Na foto, a instalação "Pérolas".


"As pérolas têm sido sempre símbolo de autoridade e status na sociedade, já que são muito raras e caras", explica a historiadora Beatriz Chadour-Sampson, lembrando que os nobres disputavam as maiores pérolas. 
Na foto, The Rosebery Pearl and Diamond Tiara, Londres, 1878. 

Fonte: Victoria and Albert Museum/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário