quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Esmeralda brasileira - 50 anos de certificação


Há 50 anos a esmeralda brasileira teve o seu valor mundialmente reconhecido. O marco na história das pedras preciosas do Brasil tem a autoria de Jules Sauer. Em luta incansável, o apaixonado por gemas obteve a certificação internacional para nossas esmeraldas. Em 10 de julho de 1963, Jules recebeu um chamado de garimpeiros. Desmarcou suas férias familiares e partiu para a região de Salininha, a leste do Rio São Francisco, prestes a escrever um importante capítulo na história das pedras brasileiras.
Jules logo percebeu a preciosidade que tinha em mãos – não apenas cristais verdes. Discordando de critérios estabelecidos por alemães e ingleses, que se recusaram a reconhecer as pedras brasileiras como esmeraldas, confiou as pedras para o GIA (Gemmological Institute of America), o mais respeitado do mundo. Finalmente, em agosto de 1963, ao final das análises, o GIA emitiu o certificado que abriu as portas do mercado mundial para as esmeraldas brasileiras e para outras gemas posteriormente. Após mais de 400 anos de busca, a esmeralda brasileira fora encontrada. Salininha tornou-se a primeira mina de esmeralda comercial brasileira, e Jules Sauer foi a figura central para que esse sonho se tornasse realidade. A paixão e o grande feito criaram um vínculo insolúvel entre as esmeraldas e a Amsterdam Sauer, que até hoje privilegia a gema em suas coleções exclusivas.

Fonte: Blogjóia




As esmeraldas combinam graciosamente com metais brancos como platina, ródio e prata; e com pedras preciosas como diamantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário