quinta-feira, 24 de julho de 2014

Exposição "PÉROLAS"



Como parte do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014, o Museu de Arte Brasileira da FAAP realiza, a partir de 20 de julho, a exposição “Pérolas”, organizada por Qatar Museums.
A mostra reúne mais de 200 peças – entre joias e obras de arte - mostrando a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas. A exposição apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, como um símbolo de prestígio e riqueza, as variações de gostos em diferentes culturas e as mudanças no design de joias com pérolas.
Entre os destaques da mostra, estão: o anel e os brincos de pérolas naturais da atriz Elizabeth Taylor e tiaras reais, incluindo a Tiara Spencer usada pela Princesa Diana. A mostra fica em cartaz até 28 de setembro.




Um raro tesouro: a variedade de pérolas, de diversos moluscos. Coleção Qatar Museums. © Christian Creutz (HORIZONTAL)


Um incomparável tesouro da história natural: uma larva invadiu este abalone ou haliote da Nova Zelândia. O animal reagiu e incrustou-a dentro de madrepérola. Coleção Qatar Museums. © Christian Creutz


O baú do negociante de pérolas contém o equipamento necessário para avaliar e comprar pérolas: peneira, balança de pratos, pano vermelho e um livro de conversão para fazer a avaliação. Coleção Hussain Alfardan, Qatar. © Christian Creutz


Tiara da condessa Spencer. Diamantes e pérolas do Golfo. Inglaterra, por volta de 1890. Procedência: Raine, condessa Spencer, madrasta e confidente da falecida lady Diana, princesa de Gales. Coleção Qatar Museums.


Grampo de cabelo chinês com pendentes de pérolas suspensos, pompons de algodão e penas azuis de martim-pescador, c. 1890. Coleção Qatar Museums.


Par de brincos de Elizabeth Taylor assinado pela Bvlgari, 1972. Coleção Qatar Museums.


O colar "Videira", feito de pérolas negras cultivadas do Taiti, engastadas em ouro branco com diamantes. Mikimoto & Co.


O "nascimento" de uma pérola, com uma forte cor dourada, em uma fazenda de propriedade da empresa Jewelmer, Filipinas.

Fonte: Site do museu (faap.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário