segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lançamento do Livro "Luxo for all" na 53a Feninjer 04/08


A obra Luxo for all, da editora Gente, é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa de autoria de José Luiz Tejon, Roberto Panzarani e Victor Megido, que traça os diferentes perfis de consumidores e discute o atual modelo da sociedade de consumo. A conclusão é a quebra dos paradigmas do que se entende por “luxo”. 

Com prefácio assinado pelo presidente do Grupo Silvio Santos, Luis Sebastião Sandoval, e apresentação de Roberto Shinyashiki, Luxo for all aposta na “democratização” do mercado consumista, respeitando os anseios e a realidade de cada um.
 
De acordo com o livro, o novo consumidor exerce seu poder de consumo: veste-se bem, economiza tempo viajando barato de avião, utiliza a conexão com a web para reduzir custos com telefonia, através dos comunicadores instantâneos e, enquanto faz turismo, envia torpedos, fotos e vídeos para os amigos pelo seu próprio smartphone. O consumidor dos tempos modernos quer saber cada vez mais sobre o que está consumindo. Enquanto consome, se informa. Enquanto se informa, comunica, cria links. O novo luxo é o resultado dessa criação de valores.

Um novo papel no marketing do luxo está em andamento e a consciência dos executivos sobre isso será determinante. Nada é mais confinado somente ao mundo fashion. A grande ribalta do luxo enfatiza novas mercadorias, a aristocracia das marcas acolhe novos ícones, nem sempre convencionais. Os desafios para vender e atender são, por outro lado, cada vez mais competitivos: o segredo é descobrir os sonhos dos clientes e entregar esses sonhos. 
Para orientar as empresas sobre como se relacionar com seus clientes, os autores se utilizam da regra dos 4 Es - Excelência, Estética, Experiência e Ética. Eles destacam que as relações empresa-cliente dever ser permeadas por respeito e que as companhias devem investir nos relacionamentos de longo prazo.

Sobre os autores 
José Luiz Tejon é professor de pós-graduação da FGV SP e é presidente da consultoria TCA Internacional, que tem base em Roma e São Paulo. Dirige o núcleo de agronegócios da ESPM SP e é membro do conselho de diversas empresas e entidades. Foi eleito um dos seis melhores palestrantes do país pelo prêmio Top of Mind de Recursos Humanos. Possui 14 livros publicados no Brasil e no exterior sobre as áreas de marketing, agronegócios, vendas, liderança e superação, incluindo os best-sellers “O voo do cisne” e “A grande virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima”.
Roberto Panzarani é professor de psicologia das organizações na Faculdade de Psicologia da Universidade de L’Aquila e atua na Itália na área de educação. Especialista em Business Innovation, atualmente está envolvido no desenvolvimento de programas de gestão de inovação para o top management de grandes empresas e instituições italianas. É presidente do Studio Panzarani & Associates. Alguns de seus últimos livros publicados são “Innovazione e Business Collaboration nell’era della globalizzazione”, publicado na Itália, e “A viagem das ideias”, lançado no Brasil.

Victor Megido é doutor em comunicação pela Universidade La Sapienza, de Roma, na qual desenvolveu sua formação ao lado do sociólogo e escritor Domenico de Masi. É Executive Master em Marketing & Sales pela SDA Bocconi, de Milão, e pela ESADE Business School de Barcelona. Além de conferencista, atua no marketing da TIM Brasil. Leciona na Universidade La Sapienza e no Istituto Europeo del Design de Roma. É escritor na área de marketing e comunicação não convencional, com os livros publicados na Itália Le mille facce del marketing (Sperling & Kupfer, 2008), Brand Imagination (Isedi, 2007) e Le nuove terre della pubblicità (Meltemi, 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário